Páginas


Mural










8.7.08

Depoimento

O texto abaixo foi enviado por Regina Rapizarda.

Tenho ficado feliz por saber as histórias de meus antepassados e resolvi contar algumas coisas de minha família. Meu nome é Regina Helena Bastos Rapisarda ( solteira Prado Bastos). O Henrique Pacheco foi a primeira pessoa que conheci em Jaú quando mudamos para cá. Viemos para Jaú, Pierre , 3 filhos e eu, em 1985 e uns 3 dias depois que nos instalamos recebemos a visita de Henrique que soubera pela minha avó que estaríamos em Jaú . Ele, extremamente gentil veio nos dar as boas vindas com uma garrafa de licor nas mãos. Quando tocou a campainha logo foi me chamando de prima e criou-se uma amizade naquele momento que perdurou até seu falecimento. Constantemente ele ia me visitar na prefeitura quando fui Secretária de Cultura e batíamos longos papos e ele fez um esboço de minha árvore genealógica que depois passarei a vocês. Voltando a visita que ele me fez , lembro-me que sentamos nos caixotes da mudança pois ainda não tinha arrumado a sala e nem aberto todas as caixas e só achei as xícaras de café e foi assim que brindamos a família e minha vinda a Jaú, bebendo do licor que ele nos presenteou. Saudades do Henrique...
A minha descendência vem de Elias de Almeida Prado casado em Itu com Maria Rita Morato do Couto em 1819, depois fixou-se Piracicaba com um Engenho de açúcar. Teve dentre seus filhos um que se chamava Francisco de Al. Prado ( meu tataravô) casado com Francisca Ferreira Alves. Mudaram-se para Bocaina aonde teve uma fazenda " O morro do peão" hoje de propriedade dos Izar e nesta época nasceu meu bisavô Benedicto de Al. Prado casado com Maria Julia de Almeida Leite( filha de Jose Raphael de Al. Leite e Vitalina de Mattos). Minha avó já nasceu em Jaú, era a 2ª filha de 14 filhos que a bisa Julia teve. Ela se chamava Francisca de Al. Prado , casada com Dr. Flavio Rudge Bastos e tiveram 4 filhos e dentre eles o meu pai Geraldo Flavio Prado Bastos que já nasceu em Piracicaba aonde morava uma grande parte de nossa família.e casou-se com minha mãe Zuleika Rueda P. Bastos ( grande pianista). Eu e minhas irmãs já nascemos em São Paulo, pois meu avô era advogado e professor da Faculdade de Direito do largo de São Francisco. Tenho mais duas irmãs Vera Lucia Bastos Abbud e Maria Christina Prado Bastos. Tenho 3 filhos, Fernanda Bastos Rapisarda (37 anos), Ricardo B. R. ( o francês, com 36 anos ) e a Flavia B. R. com 34 anos ( a Fru). Bem, resolvi contar um pouco de nossa história, pois é com orgulho que faço parte desta família maravilhosa que tantas alegrias me deram e continuam a me dar pois estou sempre conhecendo um parente aqui e outro acolá. Aliás o que não falta em Jaú são os Almeida Prado, não? Só para terminar gostaria de contar a vocês que faço parte de um grupo de artes, o "Factum", criado pelo primo João Pio de Almeida Prado por quem tenho um grande carinho e respeito e, nesse ano faremos uma exposição com Jaú como centro de inspiração e para tal temos estudado muitas coisas de Jaú, como as primeiras famílias que aqui chegaram, hists. . das fazendas, tipos singulares (como por ex. Coriolando), arquitetura, cultura , terras, enfim tudo aquilo que nos prende a esta cidade. Avisarei a data tão logo seja marcada. Bem, paro por aqui mas voltarei com algumas histórias que tenho anotadas por minha avó e tias sobre nossa família e algumas fotos. Regina

Nenhum comentário: